Marcelo Campos
Email
Site

Área de Investigação

Professor Associado do Departamento de Teoria e História da Arte e dos Programas de Pós Graduação em Artes e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ. Curador Chefe do Museu de Arte do Rio. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da EBA/UFRJ. Desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea. Curador das exposições, entre outras: Casa Carioca, em co-curadoria com Joice Berth, 2020, no MAR; À Nordeste, em co-curadoria com Clarissa Diniz e Bitu Cassundé, no SESC 24 de maio, 2019; O Rio do Samba: resistência e reinvenção, em co-curadoria com Evandro Salles, Nei Lopes e Clarissa Diniz no MAR, 2018; Bispo do Rosário, um canto, dois sertões, no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, em 2015. Autor do livro: Escultura Contemporânea no Brasil. Salvador: Editora Caramurê, 2016.

PROJETO DE PESQUISA:
NAS FRONTEIRAS DA ARTE: REFLEXIVIDADES CONTEMPORÂNEAS
Descrição: Este projeto propõe estudos e a análises sobre reflexividades do objeto de arte. Buscam-se em distintas imagens e narrativas as condições que fundamentam objetos e sujeitos numa suposta arte contextual. A antropologia nos alerta que a ação artística está circunscrita a ethos e visões de mundo: etnicidades, gêneros, pós-colonialismos. O artista assume instâncias de produtor de gestos e assume a emissão da autoria, a partir de pertencimentos socioculturais.

Projetos de extensão: Arte e Curadoria
Descrição: A ideia do projeto Arte e Curadoria é congregar profissionais, docentes, discentes e o publico em geral em ações que envolvam a elaboração de eventos e exposições de arte. Com isso, a profissionalização das atividades curatoriais será discutida em ações, não somente em estudos sistemáticos, que possam promover eventos dentro e fora do Rio de Janeiro. Além de análise, crítica e discussão sobre exposições em cartaz, teremos a elaboração de propostas curatoriais ativando capilaridades em espaços institucionais e independentes.

Projetos de extensão: Arte e cultura em contextos universitários
Descrição: Este projeto tem como interesse principal criar relações e promover eventos e parcerias entre as áreas de arte e cultura das universidades. Com isso, propomos ações que levem ao conhecimento amplo a configuração dos equipamentos e das ações culturais em contextos universitários.

Projetos de extensão: Arte e Afrobrasilidade
Descrição: A ideia do projeto de extensão Arte e afrobrasilidade é realizar atividades extensionistas que levem em consideração as questões ligadas às heranças africanas na arte brasileira. Com isso, ao realizar ações que expandam as fronteiras da Universidade para contextos como, populações quilombolas, terreiros, ateliês e oficinas de artistas e artesãos, reuniões de coletivos de arte, poderemos criar levantamentos que possam ampliar o conhecimento da arte em torno das relações identitárias e ativistas.