Estrutura curricular

A estrutura dos cursos de mestrado e doutorado do PPGArtes pretende oferecer ao aluno a possibilidade de uma formação múltipla, aberta e dinâmica, contribuindo para a sua qualificação enquanto produtor e/ou estudioso da área de arte e cultura. A ideia básica é oferecer um curso fundado na compreensão contemporânea e ampla do fenômeno artístico e cultural, em suas várias manifestações, mas que também seja capaz de estimular nos alunos, cujos projetos de pesquisa assim o demandam, as mais diversas práticas criativas no campo da arte.

Doutorado
O Doutorado em Artes está estruturado de maneira a fazer com que o discente cumpra 82 créditos para titulação, assim divididos: 39 créditos em disciplinas, sendo 3 créditos em disciplina obrigatória da área de concentração; 3 créditos em disciplina obrigatória da linha de pesquisa à qual se filiar; 6 créditos em disciplinas eletivas, que podem ser cursadas em qualquer uma das linhas de pesquisa do programa (Tópicos Especiais), sendo que 3 destes créditos podem ser cursados em disciplinas optativas, fora do programa; 18 créditos em 6 Seminários de Pesquisa de Tese; 9 créditos em 3 Atividades Programadas; 3 Créditos em Programa Estágio Docente da UERJ (45 horas); 10 Créditos em Exame de Qualificação; 30 créditos relttivos à tese de doutorado.

a. Obrigatória da área de concentração: Seminário Avançado da Arte e Cultura Contemporânea.

b. Obrigatórias das linhas de pesquisa: Seminário Avançado de Arte, experiência, lingagem; Seminário Avançado de Arte, imagem, escrita; Seminário Avançado de Arte, Pensamento, performatividade, Seminário Avançado de Arte, sujeito, cidade; Seminário Avançado de Arte, sujeito, cidade; Seminário Avançado de Arte, recepção, alteridade.

c. Eletivas: Estudos Avançados de Arte, experiência, lingagem I II,III; Estudos Avançados de Arte, imagem, escrita I, II, III; Estudos Avançados de Arte, pensamento, performatividade I, II, III;  IV; Estudos Avançados de Arte, sujeito, cidade I, II, III; Estudos Avançados de Arte, recepção, alteridade I, II, III, IV, V, VI.

d. Seminários de pesquisa de tese I, II, III, IV, V e VI.

e. Atividades Programadas I, II, III.

f. Estágio docente

g, Elaboração, qualificação e defesa de tese.

DISCIPLINAS

Obrigatória da área de concentração:
Seminário Avançado da Arte e Cultura Contemporânea

Obrigatórias das linhas de pesquisa:
Seminário Avançado de História e Crítica da Arte
Seminário Avançado de Processos Artísticos Contemporâneos
Seminário Avançado de Arte, Cognição e Cultura

Eletivas:
2015-1 - Estudos Avançados de Processos Artísticos Contemporâneos: Arte a contratempo: fraturas da história no contexto da globalização
Estudos Avançados de História e Crítica da Arte
Estudos Avançados de Processos Artísticos Contemporâneos
Estudos Avançados de Arte, Cognição e Cultura

Atividades Programadas:
Atividades Programadas I
Atividades Programadas II
Atividades Programadas III

Seminários:
Seminário de Pesquisa de Tese I
Seminário de Pesquisa de Tese II
Seminário de Pesquisa de Tese III
Seminário de Pesquisa de Tese IV
Seminário de Pesquisa de Tese V
Seminário de Pesquisa de Tese VI

obrigatória da área de concentração

Group 18 Created with Sketch.
ARTE E CULTURA CONTEMPORÂNEA