O Programa de Pós-graduação em Artes - Mestrado em Artes do Instituto de Artes da UERJ - iniciou suas atividades em março de 2005. Priorizando a área de concentração Arte e Cultura Contemporânea, o curso abre vagas anuais, dentro das seguintes linhas de pesquisa:

A linha dedica-se à reflexão sobre a arte entendida não apenas como produção de artefatos e eventos, mas como praxis definidora de modos de ser e de habitar a cidade. Nesse sentido, a arte é dita atividade incessante de criação de espaços de vida e de autoformação, de experimentação de práticas de subjetivação e de produção de presença. São pois os primeiros produtos da atividade artística a sensibilidade, a intenção e o gesto que constituem o ser na pluralidade do mundo, mas também o corpo e espaço que fazem ser a cidade.

Docentes

Aldo Victorio

Área de investigação: Encontros, desencontros, colisões e afetos da arte com o cotidiano das redes juvenis: educação formal, trânsitos urbanos, tribos e outros pertencimentos; as estéticas tortas das rebeldias e suas multiplicidades nos fluxos da cidade. Sintonias e freqüências de delírio: energia, surto, controle e transgressão nos currículos praticados. Maquinaria desejante e volúpia estética - artistagens. Nomadismo e experimentações na arte, na educação e outras zonas da cidade praticada. Potências de criação - Linhas de fuga que formulam a produção cotidiana de sentidos indiciadas nas poéticas dos corpos... Autorias nômades individuais e coletivas e suas intervenções e contaminações nos espaços que ocupam, percorrem e atravessam. Interessam-nos as invenções estéticas para além do alcance das herme-nêuticas outorgadas... Desejamos investir em novas chaves de leitura para o univer-so das belezas invisibilizadas e/ou interditadas. Simpatizamos com os modos de acontecer no mundo que interrogam as certezas institucionais da arte e de seu ensi-no nesse início e fim de tudo. Enfim, atraem nossa atenção as produções estéticas das vagabundagens e erratismos como anúncio e acontecimento de outras episte-mes... pichações, funks, redes, corpos, currículos e artes inventados e praticados... Projeto de pesquisa: Juventude líquida: estética/educação/acontecimentos Criar novas possibilidades de relação pedagógica com a juventude. Levantar suas formas de ser e viver em grupo como alicerce para o fortalecimento de seu protagonismo nos cotidianos escolares. Explorar as potencialidades das racionalidades estético-expressivas emergentes nas culturas juvenis periferizadas como meio de investimento na sua emancipação e ocupação das centralidades sociais. Grupo de pesquisa: Estudos Culturais em Educação e Arte (UERJ e UFRRJ) - Líder

Alexandre Sá

Vive em Niterói e trabalha no Rio de Janeiro. É artista, curador e psicanalista. Pós-doutorando em Filosofia pelo PPGF-UFRJ sob supervisão de Rafael Haddock Lobo. Pós-doutor em Estudos Contemporâneos das Artes pela Universidade Federal Fluminense sob supervisão de Tania Rivera. Doutor (2011) e mestre (2006) em Artes Visuais pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, tendo sido orientado por Glória Ferreira. Com esse último foi aprovado com louvor e indicação de publicação. É licenciado em Educação Artistica (Habilitação em História da Arte) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). É atual diretor e professor do Instituto de Artes da UERJ, além de professor do Programa de Pós-graduação em Artes da mesma instituição. É um profissional híbrido que trabalha com diversas linguagens (performances, instalações, textos críticos e vídeo) e a particularidade de sua pesquisa plástico-teórica são as relações entre o texto, a imagem, a poesia, o corpo e a psicanálise. Atua também como crítico de arte, escrevendo textos para revistas especializadas. Desenvolve um trabalho como editor de revistas acadêmicas de arte, tendo integrado o corpo editorial da Revista Arte & Ensaios (EBA-UFRJ) e atualmente é editor-chefe da revista Concinnitas do Instituto de Artes da UERJ, avaliada como A2. Também faz parte da Comissão de Credenciamento do Portal de Publicações da UERJ como professor titular. É membro e coordenador geral do Fórum do Campo Lacaniano - Niterói e da IF (The International of forums), ministrando com regularidade seminários que discutem as relações entre Arte & Psicanálise. É coordenador do Grupo de Pesquisa "A arte contemporânea e o estádio do espelho", certificado pelo CNPQ. Atualmente também é aluno do curso de Especialização em Gestão e Políticas Culturais, promovido pelo Itaú Cultural (Observatório Itaú) em parceria com a Universitat de Girona e a Cátedra UNESCO de Políticas Culturais e Gestão.


Pós-doutorado no Instituto de História da Arte da Freie Universität Berlin. Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com uma pesquisa sobre a fotografia amazônica do alemão George Huebner. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Graduação em História da Arte e Cinema pela Swarthmore College, Pennsylvania, EUA. Professor-adjunto de fotografia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro/Instituto de Aplicação. Fotógrafo, escritor e pesquisador. Foi aluno e colaborador do artista plástico Helio Oiticica. Escreveu, dirigiu e produziu documentários na Amazônia. Nos anos 1970, realizou trabalhos em Super8, com filmes experimentais premiados em festivais no Brasil e no exterior. Documentou e pesquisou a Amazônia durante quinze anos, resultando num banco de imagens com mais de vinte mil fotografias. É autor de três livros sobre o Festival Folclórico de Parintins: ?Contrários: a Celebração da Rivalidade dos Bois-Bumbás de Parintins?, ?Vermelho, um Pessoal Garantido? e ?Caprichoso, a Terra é Azul?. É autor dos livros "SAARA Rio de Janeiro", 'Fotocine: a fotografia no cinema" e "A fotografia amazônica de Goerge Huebner" Foi coordenador de projetos da FUNARTE e assistente de produção e direção no filme ?Fitzcarraldo?, de Werner Herzog. É membro da Associação Brasileira de Antropologia; em 2004 foi vencedor do Prêmio Pierre Verger de Fotografia. Realizou inúmeras exposições individuais de fotografias, participou de coletivas e trabalha como curador. Em 2015, foi contemplado pela FUNARTE com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. (Texto informado pelo autor)